loader image

BLOG DA CONECTADA

Consumidores que instalarem energia solar até julho terão transição mais vantajosa

Conforme estabelecido pela Lei 14.300, conexões realizadas nos próximos seis meses irão garantir período dois anos mais longo antes da cobrança integral

Os consumidores brasileiros que pretendem instalar sistemas de energia solar em residências e empresas têm cerca de seis meses para viabilizar o sistema no telhado e aproveitar regras mais vantajosas previstas no Marco Legal, segundo informa o Portal Solar.

Pela análise do Portal Solar, a Lei 14300/2022 diz que os consumidores que protocolarem o pedido de conexão entre dos dias 6 de janeiro e 7 de julho de 2023 terão um período de transição mais longo na cobrança pelo uso da rede elétrica, com dois anos a mais, tornando assim o projeto fotovoltaico mais vantajoso, com retorno do investimento mais rápido.

De acordo com a regra, os consumidores com sistemas de até 500 kW, que englobam pequenas residências, grandes casas e até estabelecimentos maiores na área empresarial, como comércio, indústria e propriedade rural, terão oito anos de transição (até 2030) para a cobrança do uso da rede elétrica, desde que protocolem o pedido de conexão até a data limite, de 7 de julho deste ano. A partir daí, o período de transição se encerra em 2028, com aumentos progressivos dessa cobrança.

Na visão do CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, a energia fotovoltaica é e continuará sendo um investimento bastante atrativo e vantajoso aos consumidores, mesmo com as cobranças gradativas da nova lei.

“O preço dos equipamentos cai de forma drástica no mercado internacional e há oferta crescente de crédito para financiamento de projetos, que troca o valor economizado na conta de luz pela parcela da prestação, eliminando assim quaisquer necessidades de recursos próprios para a instalação de painéis solares”, explicou Meyer, que também é conselheiro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

 

Fonte: Portal Solar

Compartilhe na sua rede social favorita!
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Últimas do Blog