Neste conteúdo, vamos resolver essa questão, explicar como é o processo de instalação e homologação do sistema fotovoltaico e quanto tempo demora. Continue a leitura a seguir!
Tempo para o início de funcionamento da energia solar
Antes de mais nada, é fundamental entender que não existe um padrão do tempo necessário para iniciar a produção de energia solar para pequenas empresas. Isso depende da rapidez do desenvolvimento do projeto pela integradora e da celeridade da distribuidora para aprovação, vistoria, troca de medidor e homologação.
No entanto, há prazos limites segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que devem ser respeitados.
Como funcionam os processos e prazos
Segundo a Resolução Normativa nº 687/2015, a Aneel regulamentou a mini e a microgeração distribuída de energia solar e estabeleceu prazos a serem seguidos pelo consumidor e pela concessionária responsável pela implementação nos sistemas fotovoltaicos on grid.
Ou seja, são unidades consumidoras como pequenas empresas com sistemas conectados à rede de distribuição.
Vale destacar que a microgeração consiste em potência instalada de até 75 quilowatts e a minigeração possui potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 megawatts.
Com isso esclarecido, é importante saber que os prazos devem seguir as normas do módulo 3 do Prodist (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional), da Aneel.
Vamos ver o passo a passo para a instalação da energia solar para pequenas empresas e o tempo necessário para esses processos na prática:
1º passo – Projeto e Solicitação de conexão
O projeto será elaborado e enviado à concessionária juntamente com toda a documentação necessária para iniciar a execução do projeto
2º passo – Análise do projeto pela concessionária
Dentro de um prazo de 30 dias, a concessionária avalia o projeto técnico do seu imóvel para então autorizar o início de sua instalação.
3º passo – Instalação do sistema de energia solar
Após a autorização, será agendada a instalação de seu sistema de energia fotovoltaica de acordo com a data de chegada dos equipamentos.
4º passo – Solicitação de vistoria técnica
Após conclusão da instalação do sistema, é solicitado à concessionária a vistoria técnica da instalação.
5º passo – Realização da vistoria
Em um prazo de 7 dias úteis, após a instalação, a equipe técnica da concessionária de energia elétrica deverá avaliar todos seus aspectos.
6º passo – Homologação do uso do sistema de energia solar
Para concluir, a concessionária trocará o medidor (relógio) do seu imóvel por um bidirecional. Assim, ela dará o aval de funcionamento para iniciar sua geração de energia solar fotovoltaica.
Desta forma, se o seu projeto for aprovado em todas as etapas dentro do período estabelecido, sua homologação será feita em até 34 dias